O Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto baseada em hardware e software fáceis de usar.
Placas Arduino são capazes de ler entradas – acender um sensor, o apertar de um dedo em um botão ou uma mensagem do Twitter – e transformá-lo em uma saída – ativando um motor, ligando um LED, publicando algo online.
Você pode dizer à sua placa o que fazer enviando um conjunto de instruções para o microcontrolador na placa. Para fazer isso, você usa o Linguagem de programação do Arduino (com base na linguagem Wiring) e o software Arduino (IDE).
Principais vantagens no uso do Arduino:
- Barato: As placas de arduino são relativamente baratas em comparação com outras plataformas de microcontroladores.
- Plataforma cruzada: O software Arduino (IDE) é executado nos sistemas operacionais Windows, Macintosh OSX e Linux.
- Ambiente de programação simples e claro: O software Arduino (IDE) é fácil de usar para iniciantes, mas flexível o suficiente para que usuários avançados também se aproveitem.
- Software de código aberto e extensível: O software Arduino é publicado como ferramentas de código aberto, disponíveis para extensão por programadores experientes.
- Código aberto e hardware extensível: Os planos das placas do Arduino são publicados sob uma licença Creative Commons, para que designers de circuitos experientes possam fazer sua própria versão do módulo, estendendo-a e melhorando-a.
As possibilidades de uso de Arduinos são literalmente ilimitadas. Mas abaixo, citamos alguns exemplos muito interessantes de seu uso:
1. Máquina de coquetéis portátil
A máquina de coquetéis portátil é um projeto desenvolvido com uma finalidade bem simples, preparar bebidas e fazer isto de forma completa e satisfatória, dentre suas diversas características, ela possibilita a vinculação de diversas bebidas que possibilitam diferentes combinações.
2. Fita de LED reativa ao som
Este projeto é um pouco mais aberto, não possui uma aplicação final, mas pode ser utilizado em diversos ambientes, ao reagir ao som, variando suas intensidades luminosas, a Fita de LED acompanha as variações sonoras e traz um efeito muito interessante ao ambiente.
3. Óculos anti-sono
Desenvolvido através de componentes pequenos e com a finalidade de ocupar o menor espaço possível, o dispositivo anti-sono consegue identificar se o portador de seus óculos está com o olho aberto ou fechado e caso os olhos fiquem fechados por um período de tempo fora do comum, o mesmo emite um sinal sonoro para chamar atenção.
4. Fechadura com biometria (para abrir portas sem as chaves)
Basicamente, assim que a digital é confirmada pelo leitor, o Arduino envia um sinal para que um relé libere a tranca permitindo a passassem, caso não seja reconhecida após 3 tentativas, pode disparar um alarme por exemplo, impedindo que um estranho tente invadir a residência.
Para falar conosco ou solicitar um orçamento GRÁTIS, clique no botão abaixo: