O que é o Neodímio?
O neodímio é um elemento químico com o símbolo Nd e número atômico 60. É um metal prateado suave que mancha quando entra em contato com o ar. A descoberta feita por Carl Auer von Welsbach, foi um cientista e inventor austríaco, que separou didymium em elementos neodímio e praseodímio em 1885.
Os Ímãs de Neodímio são compostos da liga de minérios de neodímio, ferro e boro por meio de um processo de sinterização ou aglomeração. Hoje em dia, os ímãs de neodímio são os mais fortes que existem no mercado, conhecido como ímãs de Terras Raras ou popularmente chamados de “Super ímãs”.
O neodímio é encontrado e amplamente distribuído na crosta terrestre, encontrado em forma de minério, depois de extraído, o minério é refinado para uso geral. O neodímio recebe a classificação como uma “terra rara”, mas, é um elemento bastante comum, não tão raro como o cobalto, níquel e cobre. A maioria de neodímio do mundo é extraído na China.
As terras raras, ou metais de terras raras, recebem esse nome por serem de difícil extração. As terras raras, podem ser macias, maleáveis, dúcteis e de coloração que varia de cinza escuro a prateado. Composta por 17 elementos químicos dentre os elementos: escâncio(Sc), ítrio (Y),15 lantanídeos como: lantânio (La), cério (Ce), praseodímio (Pr), neodímio (Nd), samário (Sm), promécio (Pm), hólmio(Ho), túlio (Tm), lutécio(Lu), európio (Eu), disprósio(Dy), térbio(Tb), gadolínio (Gd), érbio(Er) e Itérbio (Yb).
Características Técnicas:
O neodímio mancha lentamente em contato com o ar e queima-se rapidamente a cerca de 150 ° C para formar o neodímio (III), óxido de:
O neodímio é um elemento eletropositivo e reage lentamente com água fria, mas muito rapidamente com água quente para formar neodímio (III) hidróxido: Nd 2 (s) + 6 H2O (I) 2 Nd (OH) ³ (aq) + 3H ²(g)
A temperatura de atuação do neodímio, pode variar conforme a grade que pode variar entre 80°c e 230°c.
Quando submetemos um ímã de neodímio a 80°c ou temperatura superior, a tendência é a perda gradativa do seu campo magnético. Após o resfriamento, o ímã recupera o seu magnetismo.
Se o ímã for submetido a temperaturas em torno de 350°c ou superior, o ímã de neodímio perde totalmente o seu campo magnético.
Para evitar a oxidação do ímã de neodímio, por causa da sua liga de ferro em sua composição, é aplicada uma camada de proteção que pode ser de níquel, epóxi, zinco, dentre outros materiais protetores.
Resistência ou Força Mecânica:
O ímã de neodímio é conhecido por ter uma grande força magnética, porém em sua construção, por ser maciço e fabricados em torno de 600HV, a resistência mecânica dele se torna baixa contra impactos, podendo se quebrar ou lascar.
Ocorre principalmente em situações onde ele pode ser atraído rapidamente de encontro a algum objeto, impacto de um ímã contra o outro e quedas no chão.
Aplicações:
Os ímãs de neodímio têm aplicação na indústria e em objetos que usamos. As indústrias farmacêuticas, alimentícias, indústria mecânica, usinas, ferramentarias, indústria plástica entre outras utilizam para separação de compostos ferrosos, dentre outras utilidades.
No nosso dia a dia, esses são alguns exemplos de aplicação: Microfone, fones de ouvido, alto falantes profissionais, Hd’s de computadores, motores elétricos, geradores de eletricidade, turbinas eólicas comerciais, brinquedos, fecho de bolsas, artesanatos, etc.
Para falar conosco ou solicitar um orçamento GRÁTIS, clique no botão abaixo: